A Câmara Municipal prestou homenagem ao chefe de instrução do Tiro de Guerra e aos atiradores que se destacaram por suas atividades na turma de 2024 durante a sessão de segunda-feira (11 de novembro) presidida pela presidente Francine Félix (PSOL).
A homenagem atende ao que prevê o decreto legislativo de autoria do ex-vereador José Gilberto Viola (PSDB), que instituiu o Diploma de Atirador Destaque do Ano, e o decreto legislativo do ex-vereador João Bertoldo (PRD), que presta homenagem ao chefe de instrução do TG.
Em 2024, foram homenageados o chefe de instrução do TG, 1º sargento Éderson Eduardo da Silva Fagundes, e os atiradores Miguel Trevisan Correia, Leandro Henrique dos Santos e Marcelo Henrique de Sousa Pereira. 
Em sua fala, sargento Fagundes agradeceu a homenagem a ele e aos atiradores e destacou o trabalho “fidedigno” dos atiradores. “São comprometidos com a função, representam 114 anos de história do TG [o mais antigo do país em atividade) e participam de várias atividades militares e sociais. Nosso objetivo é formar cidadãos preparados para desempenhar suas funções dentro da sociedade, além das funções militares”.
Ele agradeceu a Câmara Municipal por reconhecer o trabalho do TG na sua missão de servir o país. Após dois anos em Pinhal, sargento Fagundes deixa o TG e volta para Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul), sua terra natal, onde tem familiares. “Agradeço também a Deus, à minha família pelo apoio e suporte, aos atiradores e seus familiares, aos funcionários do TG (Paulo Mônici e José Carlos Scaramuzza) e aos amigos em geral. Encerro esse ciclo em Pinhal com o sentimento do dever cumprido”.
Em nome dos atiradores homenageados, o atirador Leandro usou a tribuna e agradeceu à sua família pelo suporte dado, ao sargento Fagundes pelos conselhos que dava, a todos os atiradores e aos colaboradores do TG. “Foi um ano de muito aprendizado na função militar e os ensinamentos que tivemos vamos levar para a vida toda. Fiz muitas amizades no TG e podem contar comigo”.    Francine parabenizou os homenageados e seus familiares e disse que o sargento Fagundes repartiu com os atiradores e colaboradores bons valores e princípios positivos, além de ter comandado o TG com “comprometimento e responsabilidade”.
A presidente frisou ainda que “ciclos não se finalizam, mas anunciam um novo tempo”. E acrescentou um pensamento africano (sankofa): ´Olhar para o passado, aprender com o passado e construir o futuro´. “O que os atiradores aprenderam com o sargento eles vão se lembrar e levar para as suas oportunidades futuras”.

Fonte: Câmara Municipal (Facebook)

1º sgt. Fargundes, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra.


Deixe seu Comentário