Aconteceu na noite da última segunda-feira, 24/07, audiência pública para discussão do Projeto de Lei 82/2023, de autoria do vereador Ricardo Brigagão, que institui o programa “Vai de Bike”. Esse projeto visa desenvolver a economia e promover melhoria na mobilidade urbana.
O crescimento econômico seria fruto do turismo ciclístico, com a criação de rotas passando por Pousadas, restaurantes e fazendas da cidade.
A melhora na mobilidade urbana é contemplada neste projeto visando a criação de ciclofaixas e campanhas de incentivo do uso de bicicletas no dia-a-dia da população.
Estiveram presentes representantes de grupos de ciclistas, membros de agências turísticas, comerciantes e público em geral. 
Participaram ainda a diretora de Turismo, Loriane Salvi, o diretor interino de esportes, João Bertoldo Sobrinho, o diretor de Desenvolvimento Econômico, André Moreira, e os vereadores Francine Félix, Leandro Pereira, Maria de Lourdes Santiago, Paulo César de Menezes e Ricardo Brigagão.
Todos os presentes puderam dar opiniões, a fim de adequar o Projeto de Lei às necessidades do público diretamente ligados ao ciclismo.
A educação em escolas, preparação dos estabelecimentos comerciais, incentivo às empresas para facilitarem o uso de bikes por seus funcionários, necessidade da volta de grandes eventos, foram alguns dos temas abordados na audiência pública.
O vereador Ricardo Brigagão agradeceu a presença de todos os presentes, um público considerável, e comprometeu-se a destinar verbas do orçamento, por meio de emendas impositivas, ao Turismo e ao Esporte, visando o desenvolvimento das rotas ciclísticas, promoção de evento de ciclismo e implantação de ciclofaixa.

Algumas das propostas do PL 82/2023
- Criação do Evento "Pedal Cultural", com a utilização de rotas turísticas como trajeto base para uma prova ciclística e também como rota permanente para visitas;
- Desenvolver o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres;
- Estimular os órgãos públicos e as empresas a promoverem a utilização da bicicleta por seus servidores, munícipes, funcionários e clientes;
- Instalação de bicicletários em estacionamentos e locais públicos.
Aproveite para dar suas sugestões. Envie e-mail para wrpinhal@gmail.com com suas ideias. O PL 82/2023 será um projeto com total participação popular.


Deixe seu Comentário