Cidade
24/06/2023 15H02
Aconteceu na manhã deste sábado, 24/06, na praça da Independência, a inauguração do busto de Romualdo de Souza Brito, fundador de Espírito Santo do Pinhal.O busto foi uma doação da família de Romualdo ao município e o evento contou com a presença da prefeita Cristina Brandão, dos vereadores Francine Felix e Ricardo Brigagão. O vereador Tarrafa foi representado por sua filha, Mara Santis.O Tiro de Guerra de Pinhal também esteve presente, com os atiradores em formação empunhando os pavilhões nacional, estadual e de Espírito Santo do Pinhal.A história de Espírito Santo do PinhalO povoamento da região onde se localiza o atual município de Espírito Santo do Pinhal iniciou-se com a formação da fazenda Pinhal, em território de Mogi-Guaçu.Na primeira metade do século XIX, proveniente de Moji das Cruzes, estabeleceu-se Romualdo de Souza Brito com sua família, dedicando-se à agricultura.Com o empreendimento, outros povoadores foram atraídos invadindo as terras da fazenda Pinhal, fazendo com que Romualdo e sua mulher Tereza Maria de Jesus, doassem 40 alqueires para formação do patrimônio do “Divino Espírito Santo”, em 27 de dezembro de 1849.Com o desenvolvimento do núcleo, em março de 1860 foi o patrimônio elevado a Distrito de Paz (freguesia), com a denominação de Espírito Santo do Pinhal e em abril de 1877 foi criado o município (vila).O nome passou a ser simplesmente Pinhal, conforme decreto nº 9775, de 30 de novembro de 1938 e novamente Espírito Santo do Pinhal em 17 de dezembro de 1974, pela Lei nº 609. (fonte da história: site do IBGE).
O povoamento da região onde se localiza o atual município de Espírito Santo do Pinhal iniciou-se com a formação da fazenda Pinhal, em território de Mogi-Guaçu.
Na primeira metade do século XIX, proveniente de Moji das Cruzes, estabeleceu-se Romualdo de Souza Brito com sua família, dedicando-se à agricultura.
Com o empreendimento, outros povoadores foram atraídos invadindo as terras da fazenda Pinhal, fazendo com que Romualdo e sua mulher Tereza Maria de Jesus, doassem 40 alqueires para formação do patrimônio do “Divino Espírito Santo”, em 27 de dezembro de 1849.
Com o desenvolvimento do núcleo, em março de 1860 foi o patrimônio elevado a Distrito de Paz (freguesia), com a denominação de Espírito Santo do Pinhal e em abril de 1877 foi criado o município (vila).
O nome passou a ser simplesmente Pinhal, conforme decreto nº 9775, de 30 de novembro de 1938 e novamente Espírito Santo do Pinhal em 17 de dezembro de 1974, pela Lei nº 609. (fonte da história: site do IBGE).
Familiares do fundador da cidade e autoridades presentes ao evento.
Romualdo doou terras ao Divino Espírito Santo em 1849, fundando Espírito Santo do Pinhal.