A Polícia Militar de Espírito Santo do Pinhal realizou, na quinta-feira, 30, uma megaoperação ostensiva com bloqueios, rondas e até mesmo contando com o apoio do helicóptero “Águia”, de Piracicaba.

Mas, apesar dos boatos e fake news que começaram rapidamente a se espalhar pela cidade, tratou-se simplesmente da operação “Natalis”, que foi realizada para comemorar os 44 anos do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior, no qual Pinhal está incluído.

A ação, segundo o comandante da 4ª Cia, Cap. PM Adair, teve por objetivo aumentar a sensação de segurança da população, que pôde observar todo o efetivo da Polícia Militar atuando nas ruas, com ações visando coibir os atos ilegais e ações criminosas, ao mesmo tempo em que aproxima o policial militar da sociedade em sua função principal, que é protegê-la.

Portanto, a despeito do que as fake news espalhadas diziam, não foi uma operação direcionada para algum caso ou investigação específicos.

E até o fechamento desta matéria, nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada.


Fake News

Aproveitando que a população estava curiosa sobre a movimentação policial deste dia 30, pessoas mal-intencionadas espalharam pelas redes sociais fake news (notícias falsas) de que a operação foi supostamente desencadeada para apurar um atentado em escola da cidade, o que não é verdade. O autor desta notícia poderá ser acionado na Justiça a prestar esclarecimentos da fonte de tais informações falsas, podendo responder por falsa comunicação e propagação de fatos falsos. Vale salientar que fake news é crime.






Deixe seu Comentário